Select Page

Comprar roupa no atacado: entenda como funciona o pólo do Bom Retiro

Comprar roupa no atacado: entenda como funciona o pólo do Bom Retiro

Saiba como comprar roupa no atacado e tire suas dúvidas sobre como funciona o pólo do Bom Retiro

Comprar roupa no atacado é o objetivo de muitos empreendedores. Recebemos muitas dúvidas sobre como comprar nas marcas de atacado que representamos. Por isso, esse post traz pontos importantes para entender o que é preciso para comprar roupa no atacado no Bom Retiro. 

Falaremos sobre as ruas que vendem no atacado, a importância do CNPJ para cadastro,as principais regras de compra e pagamentos, além do papel dos assessores de moda neste contexto.

Vale lembrar que essas são as regras mais comuns, mas cada marca pode desenvolver sua política própria de vendas.

As ruas do Bom Retiro que vendem no atacado

Você deve conhecer a Rua José Paulino, famosa em todo o Brasil por conta das roupas com preços acessíveis. Lá o foco de vendas é o varejo, ou seja, quem compra roupas para usar e não exatamente para revender, que é o propósito de quem vai comprar no atacado.

Algumas lojas na José Paulino vendem em uma modalidade chamada atacarejo, que é um preço mais baixo por unidade se a quantidade de peças por cliente for maior. É importante lembrar que nesse caso, não é necessário apresentar CNPJ, diferente de quem vai comprar no atacado, onde o CNPJ é essencial.

A rua José Paulino dá acesso às ruas que vendem em atacado. Por isso, muita gente acha que a moda no bairro se resume a ela e não imagina a quantidade de lojas que vendem no atacado também em seu redor.

Essas são as seis ruas onde estão as principais lojas que vendem no atacado:

  • Ribeiro de Lima
  • Aimorés
  • Prof.Césare Lombroso
  • Silva Pinto
  • Italianos
  • Carmo Cintra

Veja a concentração de ruas do atacado no mapa abaixo; as linhas em amarelo são as ruas que citamos, e a linha vermelha demarca a Rua José Paulino em relação a essas ruas:

A importância do CNPJ para abrir cadastro nas marcas

Para comprar roupa no atacado no Bom Retiro, é preciso efetuar um cadastro junto às marcas, onde a informação mais importante é o CNPJ. Essa é uma garantia para a marca atacadista que apenas lojistas do setor de vestuário comprarão suas coleções. Mas qual a importância disso? 

As marcas de atacado prezam pela exclusividade de suas coleções. Quando apenas lojistas tem acesso às suas peças, significa que as roupas serãodistribuídas estrategicamente e o lojista que comprar essas coleções poderá oferecer exclusividade para seus clientes.

Com o tipo MEI (microempreendedor individual) também é possível efetuar esse cadastro. Com o número do CNPJ ou MEI, a marca consulta o site da receita federal para confirmar se ele está ativo e no ramo correto, (comercio varejista do vestuário e acessórios, para ambos). Um documento de identificação pessoal, como RG por exemplo, é solicitado para comprovar o vínculo com o CNPJ ou MEI fornecido.

Tem dúvidas sobre como funciona o MEI? Acesse aqui o link do do Portal do Empreendedor  e veja como é simples!

Algumas lojas também solicitam o contrato social da empresa e mesmo não sendo regra, é bom ter uma cópia para apresentar se necessário.

Como comprar roupa no atacado: um guia para entender como funciona o Bom Retiro

Duas regras básicas para comprar e formas de pagamento

As marcas exigem algumas condições para quem vai comprar roupa no atacado, além do CNPJ. Duas são mais comuns, mas é sempre bom lembrar que cada marca pode estabelecer sua própria política de vendas.

  •  Regra de praça :significa que um comprador deve ter uma distância mínima de outro comprador. Ou seja: quando duas lojas têm localização próxima, uma delas não conseguirá comprar na mesma MARCA DE ATACADO. Essa distância mínima pode ser uma rua, bairro ou cidade. Trata-se de uma estratégia para evitar a concorrência entre revendedores. 
  • Mínimo de peças: as marcas exigem um número minimo de peças para a compra, em média são 12 peças variadas. Esse mínimo também pode ser estabelecido pela grade, que é a reunião de todos os tamanhos e cores que a peça possui disponíveis para a venda, como tamanhos 36 ao 40, nas cores azul e amarelo, por exemplo.
  • Pagamentos: a maioria das lojas aceita cartão de crédito com parcelamento em até 3 vezes. O Cartão online é outra opção, mas é preciso ter feito compras presencialmente pelo menos uma vez. Dinheiro é unanimidade! As marcas oferecem bons descontos para pagamento em dinheiro, que podem chegar a 10%. Cheques são aceitos só para clientes ativos ou com referencias comerciais e sem restrições cadastrais.

Política de trocas das peças

Comprar roupa no atacado é uma negociação B2B, ou seja, de empresa para empresa. Por isso, as regras são diferentes da B2C, que é feita de empresa para consumidor final. Veja abaixo as condições praticadas pelas marcas de atacado e fique atenta (o). Lembre-se que quanto mais assertiva for sua compra considerando o perfil da sua loja, menor será o trabalho com trocas. 

  • o prazo máximo para trocas de todos os tipos é de 30 dias ou enquanto durar o estoque do modelo;
  • só é possível trocar tamanho e cor, do mesmo modelo e não por outro modelo, quando disponível na loja;
  • peças com defeito podem ser trocadas mas devem ser enviadas para a loja dentro do prazo máximo para análise;
  • e claro, as peças devem ser enviadas com a etiqueta da marca e sem uso (nunca é demais avisar!)
  • os custos de envio das trocas para a loja por qualquer um dos motivos acima são do cliente.
Como comprar roupa no atacado: um guia para entender como funciona o Bom Retiro

Envio de mercadorias compradas

Despachar ou enviar após comprar roupa no atacado é simples. O processo é feito por correio ou via transportadora. As transportadoras mais utilizadas aqui no Bom Retiro são: Brasspress, Meridional, GoLog, Três Estrelas, C&C, Global, Avianca e Mandaê.

O cliente pode optar pelo seguro, que em caso de extravio garante o ressarcimento do valor investido. O Correio reembolsa o valor declarado no seguro acrescido de 1,5%; já as tranportadoras, reembolsam de acordo com o valor da nota fiscal emitida na compra.

Como comprar roupa no atacado: um guia para entender como funciona o Bom Retiro

A importância da emissão de nota fiscal nas compras

Sempre é bom lembrar que toda mercadoria enviada pelo correio ou transportadora é passível de conferência por parte da Receita Federal, onde os produtos são conferidos com suas respectivas notas fiscais.

Em caso de divergências, paga-se multa e no caso de extravio, a existência da nota fiscal emitida corretamente fará toda diferença no reembolso do valor.

Portanto, fique atenta (o) a emissão de nota fiscal quando for comprar roupa no atacado.

Como comprar roupa no atacado: um guia para entender como funciona o Bom Retiro

Quem são os Representantes de moda e o que fazem?

Os representantes ou assessores de moda como também são conhecidos, assessoram os lojistas para comprar roupa no atacado. Podem ser profissionais liberais que trabalham sozinhos ou empresas especializadas que contam com escritório e equipe de atendimento para atender às necessidades dos clientes.

Alguns exemplos de serviços prestados pelos representantes: abertura de cadastro nas marcas de atacado, retirada e despacho de mercadorias via transportadoras com unitização de fardos, consultoria para escolha das coleções, envio de fotos e novidades das marcas, além de outros serviços específicos de cada empresa.

Este serviço é prestado sem custo para o lojista/cliente, já que as marcas de atacado remuneram os representantes em forma de comissões, por volume de compra de seus clientes. Trabalhar com um representante não altera o custo da peça para o lojista e oferece vantagens.

Para saber como funciona a assessoria em compras da Ziro, envie uma mensagem para nosso whatsapp (11) 98176-8088 ou email para contato@ziromoda.com.br.

E você? Já tinha conhecimento sobre compras no atacado? Tem outras dúvidas sobre como comprar no atacado? Comente aqui no post e responderemos pra você!

Veja os looks e acesse os links no final para conhecer algumas das marcas do Bom Retiro que trabalham com esse modelo que descrevemos aqui!

Confira os looks das marcas

BEBELA JEANS
Anemess
VILLON JEANS
Chocoleite
SIXTY FOUR JEANS
Gliss Jeans
LE BLOG STORE
Vida Bela

Sobre o Autor

Ziro

Somos um blog de moda feminina que existe para facilitar a vida de quem revende e quer revender roupas. Aqui você encontra as novidades do Bom Retiro: guia de marcas, novas coleções, looks da semana, eventos e muito mais!

2 Comentários

  1. Aline

    Gostaria de saber se no caso da pessoa ter MEI, no ramo de comércio de vestuário e assessorias, porém não tem loja física, existe algum impecilho para compras no atacado, sendo este um revendedor autônomo sem sociedade estabelecida…

    Responder
    • Ziro

      Olá Aline! Tudo bem? Algumas lojas realmente exigem que seus revendedores tenham loja física. Por uma politica própria, podem até solicitar foto da fachada da loja na abertura do cadastro. Mas essa não é uma regra comum a todas as marcas, então isso será um empecilho caso você queira comprar em uma marca que pratique essa regra! 😉

      Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. COMPRAR ROUPA NO ATACADO: ENTENDA COMO FUNCIONA O PÓLO DO BOM RETIRO • BOM RETIRO NA MODA - […] Gostou? Leia o post completo no blog do nosso colaborador aqui! […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.